Você tem mais de 18 anos?

Para continuar em nosso site você deve confirmar sua idade.

Assine o blog e concorra a prêmios

Assine o blog e concorra a prêmios

* = campo obrigatório

Blog da cachaça o Andante

2:05 3/09/2014

Cachaça artesanal – O Processo de Envelhecimento

cachaca artesanal

Já conhecemos o processo de produção da cachaça artesanal. Mas uma das grandes partes da produção da cachaça artesanal é seu envelhecimento.

Acontece que a cachaça artesanal recém destilada é de difícil degustação, apresentando sabor ardente e seco. Devido a isso, a cachaça artesanal é deixada para envelhecer em recipientes de madeira, melhorando sua qualidade sensorial.

O envelhecimento da cachaça artesanal é o resultado de uma série de reações químicas e não confere à aguardente qualquer coloração, que se deve à dissolução de substâncias químicas existentes na madeira dos tonéis onde a aguardente foi acondicionada ou devido à adição de substâncias químicas. Nesse processo de envelhecimento, ocorre a perda de água e etanol por evaporação, oxidação e esterificação, eliminação de compostos contendo enxofre, entre outras reações.

A legislação brasileira não estipula um tempo mínimo de envelhecimento e considera envelhecida a aguardente que contiver um mínimo de 20% da bebida acondicionada em tonéis de madeira, sendo permitida a adição de caramelo para padronização de cor.

Uma cachaça que te mostra como esse processo de envelhecimento é realmente precioso, é a cachaça artesanal mineira O Andante. Se delicie com todo o aroma e sabor desse produto feito com todo cuidado e carinho para você.  Visite nossa loja clicando aqui!

Aproveite e faça o download do nosso e-book com 69 diferentes drinks com a cachaça O Andante.

Current ye@r *

Sistema Web e SEO

Site desenvolvido por