Você tem mais de 18 anos?

Para continuar em nosso site você deve confirmar sua idade.

Assine o blog e concorra a prêmios

Assine o blog e concorra a prêmios

* = campo obrigatório

Blog da cachaça o Andante

7:39 7/07/2014

Cachaça artesanal – A utilização do cobre

Cachaça artesanal

A cachaça artesanal comumente é produzida em alambiques feitos de cobre. A escolha do cobre como material é pelo fato que ele confere melhor qualidade a bebida do que as outras opções de materiais utilizados para a destilação da cachaça artesanal, como o aço inoxidável. Quando destilada em alambiques de materiais como esse (aço inoxidável), ela pode conter maiores concentrações de compostos sulfurados provenientes da fermentação e assim acabar influenciando na qualidade sensorial da cachaça artesanal, que é muito importante.

Enquanto isso, os alambiques que utilizam o cobre para a destilação geralmente contribuem para a melhor qualidade sensorial e química da cachaça artesanal, já que o cobre tem a capacidade de catalisar algumas das reações químicas que ocorrem durante o processo de destilação, que envolvem componentes voláteis do vinho. Dessa forma há a contribuição para a eliminação de odores desagradáveis da cachaça durante o processo de destilação.

A legislação nacional permite até 5 mg no máximo por cada litro de cachaça para circulação nacional, e caso seja cachaça para exportação, esse valor máximo permitido é reduzido para 2 mg de cobre por litro.

Quer experimentar uma excelente cachaça artesanal? Experimente a cachaça O Andante, e entenda como a qualidade sensorial da cachaça artesanal pode fazer toda diferença! Conheça nossa loja!

Current ye@r *

Mariane Tedesco - 7:39

Olá, no blog quando se fala sobre o uso do cobre nos destiladores há um erro no segundo parágrafo onde fala: "que envolvem componentes voláteis do vinho", pois a cachaça é feita a partir da cana, se fosse do vinho, segundo a legislação seria Conhaque ou Brandy. Realmente o cobre possui a mesma influência em catalizar reações no fabrico da cachaça, só que de compostos voláteis oriundos do mosto da cana. Att

Sistema Web e SEO

Site desenvolvido por