12:50 25/06/2014
Que cachaça artesanal é a paixão de qualquer um que goste dessa bebida nacional, a gente já sabe! Mas, curiosidades sobre a cachaça artesanal, você sabe? Separamos algumas curiosidades sobre a cachaça artesanal retiradas do livro “Cachaça um amor brasileiro” de Alessandra Garcia Trindade, para você ficar mais sábio sobre a nossa bebida e até render uma conversa de bar! Vamos lá?
Brinde com a Cachaça
Na celebração de 500 anos de descobrimento do Brasil, o presidente da época, Fernando Henrique Cardoso ofereceu um brinde ao presidente de Portugal com cachaça artesanal, que representaria o símbolo da alma e da cordialidade brasileiras. Nessa data, ainda encerrou seu discurso com os seguintes dizeres: “Peço a todos que brindem comigo o futuro. E o brinde será com a mais autêntica das bebidas brasileiras: a cachaça.”
Além do nosso ex presidente, outras figuras históricas também usaram nossa querida cachaça como identidade brasileira. Isso foi na época de independencia do Brasil, onde D. Pedro I também brindou a independência com a cachaça artesanal.
Carvalho
A madeira mais utilizada para o envelhecimento da cachaça artesanal no brasil é o carvalho, mesmo que essa não seja uma madeira nativa brasileira. A grande maioria dos tonéis de carvalho que possuimos veio da Escócia, utilizados para o envelhecimento do uísque.
Alambiques mais antigos do país
Os alambiques mais antigos do Brasil que ainda continuam em atividade são os dois encontrados na estrada real: um em Parati (RJ) e outro em Coronel Xavier Chaves (MG).
Essa conversa deu água na boca, não é mesmo? Então que tal conhecer a melhor cachaça artesanal mineira? Vá a loja do O Andante e conheça nossos produtos!