Você tem mais de 18 anos?

Para continuar em nosso site você deve confirmar sua idade.

Assine o blog e concorra a prêmios

Assine o blog e concorra a prêmios

* = campo obrigatório

Blog da cachaça o Andante

12:55 17/09/2013

Cachaça Artesanal x Cachaça Industrial

cachaça

Você sabe como comprar uma boa cachaça?

Além da João Andante que já é famosa por seu sabor único e especial, as cachaças diferem-se pela forma que são produzidas, e as principais diferenças encontram-se entre as cachaças artesanais e cachaças industriais.

 Cachaças Artesanais

As cachaças artesanais levam mais tempo para adquirirem um sabor diferenciado, o que as caracterizam como uma boa bebida. Por se tratar de um desenvolvimento mais lento, essas cachaças são produzidas em menor escala, por isso são mais caras e até às vezes se tornam raras.

Em geral as cachaças artesanais, assim como a João Andante, são envelhecidas em alambiques de cobre e a fermentação é feita naturalmente, por isso possui um sabor singular e rico. O cobre, presente nos alambiques, gera uma formação de aromas diferente produzindo assim uma cachaça com sabor e densidade mais robusto.

O envelhecimento dessa cachaça é feito em barris de madeira, por um longo período, até que sofra uma alteração química natural interferindo no sabor, cor e aroma. No mínimo se espera um ano para que a cachaça sofra essa alteração, porém para alguns especialistas estima-se que é necessário no mínimo 18 meses.

Cachaças Industriais

Para a produção de cachaça industriais são utilizadas uma grande escala de cana-de-açúcar. No processo de produção industrial a cachaça é destilada de forma simples sendo adicionados açúcares e hidratantes.  Em algumas produções de cachaça industriais em grande escala são utilizados produtos químicos para atingir o ponto da fermentação e não é separada a parte nobre da cachaça.

Não é que o produto industrial seja necessariamente classificado como uma cachaça ruim, porém em geral estas bebidas não são ricas em sabores e aromas como a cachaça artesanal.

Estes produtos são mais utilizados para confeccionar drinks, já que misturando-se a outros ingredientes o sabor não interfere tanto no resultado.

Ficou com água na boca? Compre aqui sua cachaça artesanal favorita!  =)

Current ye@r *

Laura Beatriz - 12:55

Boa tarde! Meu nome é Laura, sou Trainee da PQ Júnior, uma empresa júnior de projetos e consultoria em Química e Engenharia Química da Universidade Federal de Lavras. Como parte do projeto Trainee da empresa, temos que pesquisar sobre a produção da cachaça e buscar formas de melhora-la. Gostaria de saber se há a possibilidade de uma visita técnica dos Trainees da empresa no alambique para que possamos conhecer todo o processo de fabricação e características da cachaça e de sua produção. Conto com a sua colaboração e desde já agradeço pela atenção!

Sistema Web e SEO

Site desenvolvido por