7:05 23/05/2014
Ah, as cachaças do Brasil! Essa nossa bebida, brasileira de raiz, tão querida do nosso povo e que ganhou o apreço do mundo tem muitas variáveis de sabor e aroma. Mas qual a história das cachaças do Brasil?
A história das cachaças do Brasil começa no período inicial de colonização, quando a produção açucareira apareceu como um grande empreendimento de exploração, devido o favorecimento climático e pelo cultivo da cana já ser uma técnica que os portugueses dominavam.
Essa cana era colhida pelos escravos, que após realizarem o esmagamento dos caules, cozinhavam o caldo até o transformarem em um melado. Nesse processo de cozimento, um caldo mais encorpado era fabricado, o qual levava o nome de cagaça, que era normalmente servido junto as sobras de cana para os animais.
Esse hábito promovia a fermentação da cagaça devido a ação do clima e do tempo e esse líquido fermentado possuia alto teor alcoolico. Não há um marco certo de quando a cachaça foi propriamente descoberta para utilização do homem, mas a hipótese é de que algum dia um escravo acabou experimentando esse líquido que se acumulava no coxo dos animais, entre outras hipóteses.
Em alguns relatos do século XVI, a cachaça era descrita como uma espécie de “vinho de cana” de consumo exclusivo de escravos e nativos, e foi ganhando popularidade até que os colonizadores também passaram a consumi-la ao invés das bebidas importadas que eram menos acessíveis.
Hoje, as cachaças do brasil são exportadas para todo o mundo.
Deu água na boca? Experimente então essa delícia brasileira feita da forma mais dedicada e cuidadosa para garantir o melhor sabor, que é o que oferece as cachaças artesanais João Andante! Acesse os nossos produtos!