Você tem mais de 18 anos?

Para continuar em nosso site você deve confirmar sua idade.

Assine o blog e concorra a prêmios

Assine o blog e concorra a prêmios

* = campo obrigatório

Blog da cachaça o Andante

2:37 18/04/2013

A História da Cachaça

cachaca

Sabemos que a cachaça é uma bebida tipicamente brasileira, com um sabor único e apreciado por pessoas de todo o mundo.

Mas você sabe como a cachaça surgiu?

A Cachaça, também conhecida como pinga ou aguardente, surgiu por meados de 1530, quando a indústria açucareira era um grande ícone da economia de exploração adotada em nosso país. Foi fácil para os portugueses, que já conheciam a técnica da fabricação do açúcar e agora tinham o clima e solo ideais para o plantio da cana.

O processo de produção do açúcar no Brasil era feito utilizando mão de obra escrava, que colhiam a cana, esmagavam e cozinhavam o caldo em enormes caldeirões até transformarem em melaço.

Conta-se que certa vez um grupo de escravos misturou um melaço antigo, que já havia fermentado, com o melaço que estava sendo produzido. Esta mistura fez com que o álcool resultante da fermentação do melaço antigo evaporasse e formasse gotículas no teto do engenho. De vez em quando aquele líquido pingava nas cabeças dos escravos, até que um dia pingou na boca de alguém que experimentou a bebida, que foi então apelidada de “pinga”.

Mas as vezes a “pinga” caía próxima aos ferimentos dos escravos, que sentiam dor e chamavam aquilo de “aguardente”.

Aos poucos os senhores começaram a perceber que os escravos trabalhavam mais alegres ao tomar a “pinga”, e experimentando a bebida aprenderam a controlar sua fabricação, até que a cachaça substitui a maioria das bebidas caras da Europa.

E graças a esta coincidência, hoje você pode tomar a sua João Andante tranquilamente, comprando aqui em nosso site!

E ah… Aprecie com moderação!

Current ye@r *

Sistema Web e SEO

Site desenvolvido por