5:34 24/04/2013
Nascido no Rio Grande do Sul em 1917, o jornalista e treinador de futebol João Alves Jobim Saldanha conheceu o esporte na cidade de Curitiba, onde assistia alguns treinos no campo do Atlético que ficava próximo de sua casa.
Por ali foi que viveu sua infância, sempre participando de jogos e treinos organizados pelo bairro. Terminou a escola primária ali mesmo, junto com outro ícone importante do nosso país: Jânio Quadros.
João jogou futebol profissional apenas por alguns anos, pelo Botafogo, e depois resolveu estudar e formou-se em Direito na UFRJ. Depois estudou jornalismo e foi trabalhar como jornalista esportivo e comentarista, e era conhecido por criticar muito o futebol e seus personagens.
Foi então que o Botafogo enxergou a oportunidade e contratou-o como técnico, em 1957. E apesar da falta de experiência, João fez um bom trabalho e o clube foi campeão estadual no mesmo ano.
Em 1969 ele chegou a chefia da seleção brasileira, sendo indicado pelo presidente da CBD por ser um jornalista e assim gerar menos críticas dos colegas jornalistas.
João fez um trabalho incrível utilizando jogadores do Santos e Botafogo, levando a seleção brasileira a se reerguer e se classificar para a copa de 70.
Mas João, que era Sem Medo e filiado ao partido comunista, enfrentava muitos problemas por ter um estilo diferente e não concordar com todas as sugestões e críticas da época.
Chegou a responder a uma crítica de Dorival Knipel, técnico do Flamengo, segurando um revólver!
Foi então que três meses antes da copa do mundo, cheio de mistério e rumores políticos Saldanha foi demitido.
João Saldanha ainda é lembrado, principalmente no Rio de Janeiro e no seu Botafogo. Existe também o “Troféu João Saldanha”, dedicado à equipe com melhor desempenho no segundo turno do campeonato brasileiro.
Terminou sua vida como jornalista, sempre criticando e acompanhando de perto o seu esporte, o futebol.
Quer saber mais sobre a história de João Saldanha? O jornalista Carlos Ferreiro Vilarinho escreveu o livro “Quem derrubou João Saldanha” onde explica o que descobriu em seus estudos e investigações sobre o treinador e jornalista.
Este João foi sugestão do Diego Guimarães Freitas! Diego, você já pode logar no site e acessar a seção Meus Cupons e ver seu cupom de desconto! Abraços e boas andanças!
Quer enviar uma sugestão de João da Semana? Participe e concorra a um cupom de desconto!